Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, baseado em técnicas, vivências e ferramentas cientificamente comprovadas, para auxiliar o cliente a chegar ao estado desejado, ou sonhado. O profissional que conduz o processo é chamado de Coach, o cliente é chamado Coachee.

 

O Coaching se concentra nas decisões presentes alinhadas à visão do futuro. Uma metodologia muito usada no Coaching é a metodologia FARM, que significa: foco – ação – resultados – melhoria contínua.

 

O coaching é um plano de ação para sair do estado atual (EA) para estado desejado (ED), conforme a figura 1 a seguir.

A essência do Coaching é desenvolver a consciência e a responsabilidade, consciência é a percepção ampliada daquilo que se passa dentro ou fora da pessoa. Elevar o nível de consciência é a chave para a transformação sustentável da mente humana. Um dos eixos das sessões de Coaching está no estado de presença, os pilares da presença são: respiração, silêncio, quietude e senso de espaço.

 

O coaching está fundamentado em quatro teorias: metodologia socrática (maiêutica), teoria sistêmica, psicologia positiva (teoria do flow) e psicologia sociocultural.

Coaching é desbloquear o potencial de pessoas e maximizar seu desempenho e resultados (Gallwey, 2000). O grande objetivo de um processo de coaching: materializar mudanças (exteriores) a partir de transformação (interior) de pessoas. O coaching se concentra nas decisões presentes alinhadas à visão do futuro. Portanto, o coaching:

 

  • ajuda as pessoas a esclarecerem o que querem: fortalecendo uma visão e definindo metas tanto no curto como nos médio e longo prazos.
  • ajuda as pessoas com o porquê elas querem essas coisas: atuando na conscientização das suas verdadeiras motivações e conectando-se com seus valores mais profundos.
  • dinamiza e acelera o alcance de objetivos: por meio de planos de ação consistentes somados a novos hábitos, comportamentos e atitudes empoderadoras.

 

As perguntas eficazes devem resultar em uma resposta com uma ou essas cinco características:

 

autoconsciência,

autorresponsabilidade,

ação/Atitude,

visão do futuro e

solução de um problema.

 

Por meio das perguntas poderosas, também chamado de processo de discovery  (autodescoberta), são feitas perguntas ilimitadas e atemporais e para serem realmente eficazes, devem ter as seguintes características: perguntas devem ser abertas, perguntas devem ser orientadas principalmente para o futuro, as perguntas devem ser orientadas sempre para a ação e as perguntas devem ser orientadas para solução e objetivos.

 

Para ficar mais por dentro dos objetivos do coaching, assista ao vídeo a seguir.

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