O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

 

O Empreendedorismo é definido como um comportamento e não como um traço de personalidade. Segundo esse ponto de vista, as pessoas podem aprender a agir como empreendedores, usando para isso ferramentas baseadas no interesse em buscar mudanças, reagir a elas e explorá-las como oportunidade de negócios.

 

Empreendedores são pessoas capazes de sonhar e transformar sonhos em realidade. Identificam oportunidades, agarram-nas, buscam recursos e transformam tais oportunidades em negócios. São empreendedores todas as pessoas inovadoras, assim como aquelas que sabem enxergar as mudanças e aproveitá-las, transformando-as em oportunidades de negócios.

 

INTRAEMPRENDEDOR É aquele que dentro do local de trabalho inova, é propositivo, e não só crítico.

 

Assista agora ao vídeo “O que é empreendedorismo?”

O que sustenta a atividade empreendedora em um país é a existência de um conjunto de valores sociais e culturais que possam encorajar a criação de novas empresas. Por isso, devemos repensar alguns valores, como a valorização do emprego, a estabilidade financeira e a formação universitária, que no Brasil são instrumentos fundamentais de realização pessoal.

 

Observe que os estudos realizados por Ibrahim e Goodwin identificam três importantes fatores gerais para o sucesso de pequenas empresas, segundo a visão de donos de negócios. (IBRAHIM, A., and J. GOODWIN. (1986). Perceived causes of success in small business. American Journal of Small Business, 11 (Fall), 41-50.)

 

3 FATORES PARA SUCESSO DO EMPREENDEDOR

 

Os valores associados à pessoa do empreendedor: as virtudes que são características fundamentais de quem quer iniciar seu próprio negócio.

 

Habilidades gerenciais: que incluem estratégias de nicho, gerenciamento do fluxo de caixa, um sistema orçamentário simples, mas eficiente, experiência anterior, educação e estrutura organizacional simples.

 

Habilidades pessoais: que incluem um bom relacionamento com um representante de crédito, boas relações com clientes e boas relações com os empregados.

 

Para ser bem-sucedido é preciso iniciativa, busca de oportunidades, perseverança, comprometimento, busca por qualidade, correr riscos calculados, determinação de metas significativas, busca de informações, capacidade de detalhar, monitorar e de persuadir, independência, autoconfiança e saber trabalhar em parceria.

 

Tendo conhecido algumas das principais características do comportamento empreendedor, continuaremos nosso tour conhecendo as virtudes do empreendedor.

 

Assista agora ao vídeo “3 FATORES PARA SUCESSO DO EMPREENDEDOR”.

Agora assista ao vídeo “6 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO”.

Para assistir outros vídeos, acesse meu canal no youtube, clique aqui.

Quer receber nossa newsletter? Coloque seu e-mail no espaço abaixo para receber minhas dicas!

    %d blogueiros gostam disto: