Vamos falar sobre o poder das crenças em nossa vida?

Mas e o que são crenças? Antes de definirmos, vamos falar do jogo interior de Tim Gallwey, considerado o pai do coaching.

O jogo interior

Tim Gallwey, observando os seus atletas, chegou à conclusão de que todos nós, independentemente do jogo que jogamos – seja ele na quadra, no escritório, nos palcos etc. –, possuímos dois jogos: O jogo interior e o jogo exterior, deno­minados em sua metodologia de:

Self 1e Self 2.

 

Trazendo isso para a nossa vida profissional, podemos chamar de Self 2 (jogo exterior) o nosso trabalho, aquilo que fazemos. E Self 1 (jogo interior), as inter­ferências que prejudicam a realização do processo da melhor maneira possível. O Self 1 está ligado ao julgamento interno, aos momentos em que deparamos com as nossas indagações, paradigmas e limitações internas que não nos deixam seguir

em frente.

 

O Self 1 age como um treinador que, na maioria das vezes, não confia no seu atleta, o Self 2. E, a todo o momento, sente a necessidade de interferir na ação, pois não acredita verdadeiramente que possa dar certo. Portanto, esse treinador julga, critica e prejudica, pois tem a necessidade de comandar o jogo exterior. Esse conflito é minimizado ao passo que o técnico confia mais no seu atleta.

 

Após ler esse trecho do livro O jogo interior de tênis, de Timothy Gallwey, conhecido como o pai do Coaching, conhecemos duas figuras muito importantes para entendermos o que são crenças: o Self 1 e  Self 2. O Self 2 é o nosso eu desbravador, puro, o nosso eu real. Aquela parte de nós que não tem medo de aprender e crescer. O Self 1 é a parte de nós cheio de crenças limitadoras, e que diz tudo aquilo que não podemos. Os dois constantemente duelam em nossa consciência. Eles trazem muito de nossas crenças.

 

Crenças são as mais profundas convicções, é toda opinião interiorizada em nossa mente e coração, são programações neurais realizadas durante a nossa jornada, por meio das interações com os chamados P Programadores. Já ouviu falar deles?

Então nascemos e, somos ensinados o que pode e o que não pode por nossos PAIS. Vamos para a escola e os PROFESSORES nos ensinam e complementam nossa educação. Começamos a ver tv, e somos bombardeados pela PROGRAMAÇÃO da tv e pelas PROPAGANDAS, nos dizendo o que é bonito ou feio e estimulando nossas necessidades para consumir. Frequentamos algum templo religioso, (a depender de nossa crença), e ouvimos sermão de PADRES ou PASTORES. Completamos 16 anos e vamos votar, somos programados pelos POLÍTICOS e seus PARTIDOS. Chegamos a maior idade, escolhemos uma PROFISSÃO, conhecemos nosso “PATRÃO”. Começamos a namorar e elegemos um PARCEIRO ou PARCEIRA, que também pode ser chamada de PAQUERA, (quando o homem se casa chama a esposa de “PATROA)”. E quando você acha que está livre de tantos P programadores, eis que você conhece PALESTRANTES como eu.
Vivi
Professora e Coach

Quanta programação, hein?

 

Crença é o estado psicológico em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção. Suas crenças não são feitas de realidade, a sua realidade que é feita de crenças. As crenças nos permitem, nos autorizam a encarar os novos desafios. Quando eu acredito que posso, assumo os desafios. Se alguma coisa me faz acreditar que não é possível, emoções negativas são geradas e a minha capacidade de encarar o novo momento pode ser prejudicada. Existem crenças fortalecedoras e crenças sabotadoras.

 

Como as crenças sabotadoras atuam? Elas minam a autoestima e a autoconfiança do indivíduo de tal modo que ele se sente fraco e incapaz de enfrentar, sozinho, as suas dificuldades e desafios. Em decorrência disso, a pessoa acaba sempre precisando do apoio emocional de terceiros e, não em si mesma, para conseguir se motivar, agir e se manter otimista.

 

Muitas pessoas alimentam crenças negativas, sem nem mesmo perceber, pois muitas delas foram introjetadas em sua mente, ainda na infância, e estão tão presentes em sua forma de ser, pensar e agir, que passam realmente despercebidas. Porém, nem tudo que lhe foi dito é verdade, ou seja, as suas crenças limitantes podem ser modificadas e substituídas por crenças fortalecedoras e positivas e, para que esta mudança realmente ocorra é preciso fazer uma autoavaliação do seu mindset e buscar entender quais são as origens de sua forma de pensar. Para isso, algumas reflexões são importantes.

Responda sinceramente: as crenças que você alimenta são suas ou dos seus pais? Faz sentido para você mudar alguns pontos de sua mentalidade atual? Faz sentido incorporar crenças fortalecedoras e deixar para trás o que sabota você? E quais são as ideias e atitudes que mais minam os seus resultados pessoais e profissionais?

 

Todos estes questionamentos são essenciais para entender qual é o seu estado atual, para compreender o que é autossabotagem, ressignificar ideias limitadoras e para trazer para sua vida novos insights em relação às suas relações: sociais, interpessoais, afetivas, financeiras, familiares, profissionais e tudo mais que seja importante para você. Pense em tudo isso e busque reforçar suas crenças positivas.

 

Vou indicar agora onze dicas para fortalecer suas Crenças Positivas:

 

1 mantenha sempre o foco no positivo;

2 Desenvolva e semeie o seu amor próprio;

3 Acredite em si mesmo (talentos, competências, habilidades, potencial);

4 Reconheça seus bons resultados e aprenda com seus erros;

5 Acredite em seu merecimento e aprenda a receber;

6 Alimente pensamentos e sentimentos positivos;

7 Tenha sempre foco e determinação;

8 Seja uma pessoa forte e resiliente;

9 Desenvolva sua inteligência emocional;

10 Aprenda a ressignificar e conta uma nova história da sua história;

11 Aprenda a perdoar outro e a ser perdoar e siga em frente.

 

Aproveite estas dicas e coloque suas crenças fortalecedoras num lugar de destaque em sua vida e tenha uma autoestima mais elevada, mais qualidade de vida nos aspectos pessoal, emocional e profissional, como também a motivação que você precisa para conquistar seus resultados extraordinários!

 

Existem dez crenças poderosas para mudar de vida:

 

1 o passado não é igual ao futuro.

2 Há sempre um caminho, se eu estou comprometido.

3 Não existem fracassos, apenas resultados, contanto que eu aprenda algo com que eu estou conseguindo.

4 Se eu não posso, eu devo, se for preciso, eu posso.

5 Tudo acontece por uma razão e um propósito que me serve.

6 Acho grande alegria nas pequenas coisas … um sorriso … uma flor … um pôr do sol.

7 Eu dou mais de mim para os outros do que qualquer um espera.

8 Eu crio a minha própria realidade, e sou responsável pelo que eu crio.

9 Se eu estou confuso, eu estou prestes a aprender alguma coisa.

10 Todos os dias acima do solo é um grande dia.

 

Por fim, utilize essas crenças, escreva e deixe em lugares visíveis ao longo do seu dia. Fale frases utilizando essas crenças e sinta seu poder pessoal aumentando através da modificação dos seus pensamentos e das suas crenças. Lembre VOCÊ É O QUE VOCÊ ACREDITA!!!

 

  1. O que você acredita sobre a vida?
  2. O que você acredita sobre si mesmo?
  3. O que realmente é importante para você na vida?
  4. Quais são os seus maiores sonhos na vida?
  5. O que está impedindo você de realizá-los?
  6. Isto depende de quem?

 

Essas seis perguntas às quais você deve responder com muita sinceridade e calma trarão crenças fortalecedoras ou limitantes. Por exemplo, se responder que o que está lhe impedindo de realizar seu sonho é a ajuda de terceiros, isso é uma crença limitante. Lembre-se, você é o único responsável pelos seus sonhos!

 

As próximas perguntas são utilizadas para resgatar suas crenças fortalecedoras.

 

  1. O que está custando para você não realizar seu sonho hoje?
  2. O que irá custar no futuro não realizar seu sonho?
  3. O que você poderia fazer agora para ir em direção do seu sonho?
  4. Qual o seu nível de comprometimento?

Você já viu meus vídeos no youtube? Tenho certeza que irá gostar.

Para assistir outros vídeos, acesse meu canal no youtube, clique aqui.

Quer receber nossa newsletter? Coloque seu e-mail no espaço abaixo para receber minhas dicas!

    %d blogueiros gostam disto: