Considero que algumas ações podem ajudar a ampliar a sua criatividade:

 

1 Ler assuntos diferentes toda semana: vou dar meu exemplo. Em 2016 fiz um curso de Produção para cinema e Tv, escrevi cinco livros infantis (que nunca lancei), escrevi cinco roteiros de mini série e três foram aprovadas em uma seleção do curso que estava realizando. Fui ler sobre desenho animado, queria muito que minhas cinco histórias infantis se tornassem desenho animado, nada deu muito certo, porque esbarrei em algumas lacunas que fazem parte do processo criativo. Mas percebi que o que aconteceu comigo foi “expansão de consciência”. Ainda que não tenha dado tudo muito certo, ao menos eu experimentei, aprendi, criei, ousei e cresci.

 

Nessa jornada de aprendizado, me interessei por Marketing Digital e montei um planejamento para lançar minhas marcas envolvendo muitas etapas a curto, médio e longo prazo incluindo um canal no youtube, blog, as redes sociais de um Programa de Tv chamado Toques de Mãe que estreou na Tv (Bahia e Sergipe) em março de 2018. Então, eu estou convencida que ler ajuda muito a potencializar nossa criatividade.

 

2 pesquisar: “ir fuçando” o que está acontecendo no mundo. O que as pessoas estão lendo, fazendo, ouvindo e quais as tendências. Lembro bem de um casal conhecido que tem uma pequena empresa de serviços gráficos. Eles viajaram para São Paulo para uma grande feira e perceberam que festas personalizadas seriam a tendência, isso era 2010, salvo engano. Toda festa que eles ofereciam era personalizada e foi ai que despertei atenção para isso. Anos mais tarde um canal pago lançou um programa inteiramente voltado a festas infantis. Os sites e toda a indústria infantil se organizaram para essa tendência.

 

3 viajar:é um boa oportunidade para conhecer novas culturas e sentir lacunas na sua cidade. Perceba que as ideias surgem de uma necessidade a ser preenchida. Além da diversão, olhar o comportamento das pessoas, o que comem, como se vestem, como falam, o que a tv local mostra, tudo isso pode ser uma oportunidade para criar algo novo.

 

4 Conversar com pessoas diferentes de você: Imagine uma pessoa que fez o curso de Direito. Na faculdade ela conhece pessoas, faz amizade. Os anos passam, ela se torna profissional, conhece outros da área e monta seu círculo de amigos. O que essas pessoas falam? Sobre o que conversam? Qual linguagem técnica usa? Certamente se não procurar expandir a rede de relações, passará a vida pensando de uma forma, experimentando padrões que seguem uma linha. Se ampliarmos a perspectiva e pudermos nos dar a oportunidade de conhecer diferentes pessoas de diferentes áreas, experimentaremos diferentes padrões.

 

No ano de 2018 uma grande Faculdade particular em Salvador, lançou uma campanha em outdoor que me chamou muito atenção: mostrando que a nova geração escolhe fazer Medicina, mas nas horas vagas é músico e curte ter um programa de rádio e tem um blog, entende? Somos múltiplos, não devemos ficar presos em caixinhas. O meu marido é formado em Direito e vivo incentivando que ele faça o curso Empretec do Sebrae, faça o curso de Coaching e faça PNL e outras formações diferentes da sua formação inicial, exatamente para expandir a consciência e experimentar o resultado de outras conexões.

 

“Existem mil e uma maneiras de preparar Neston”, e existem mil e uma maneiras de expandir a criatividade. Ousar ajuda, mudar de ambiente também. Usar novos padrões de roupas, novas cores, se permitir praticar esportes nunca antes pensados, enfim. Mudanças de hábitos ajudam a criar uma nova perspectiva e pode auxiliar no caminho da criatividade. Agora vamos continuar estudando as características.

 

 Bom vou terminando por aqui.

 

Espero que tenha gostado dessas dicas.

Para assistir outros vídeos, acesse meu canal no youtube, clique aqui.

Quer receber nossa newsletter? Coloque seu e-mail no espaço abaixo para receber minhas dicas!

    %d blogueiros gostam disto: